ABS, UFU E O GOVERNO BRASILEIRO APOIAM AS NAÇÕES UNIDAS EM 17 OBJETIVOS (SDGS) DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL.
Apresentação de Daniel Almeida, Diretor Executivo da ABS e Américo Scotti, Professor, UFU.
A Sociedade Brasileira de Soldagem (ABS) e o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Processos de Soldagem (LAPROSOLDA) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), recentemente aceitaram o desafio de mostrar como eles e a indústria brasileira de soldagem estão aprimorando a capacidade nacional de soldagem do país além de contribuir para que o Brasil avance nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. Este relatório, de coautoria de Chris Smallbone , bolsista do International Institute of Welding (IIW), e Luiz Paes , professor da UFU, avalia como o ABS, a UFU e a indústria de soldagem influenciaram positivamente os ODS e melhoraram a qualidade de vida das pessoas e meio ambiente no Brasil.
O relatório também dará aos membros do ABS a oportunidade de avaliar suas empresas em relação aos ODS e seus compromissos com a sustentabilidade. Para o futuro, é intenção da ABS e da UFU traçar estratégias e planos de ação mutuamente benéficos com o apoio do governo brasileiro, indústria e agências de ajuda para implementação para alcançar progressos significativos nos ODS da ONU para os quais eles e seus membros e o indústria de soldagem tem a experiência.
Projeto Nacional de Capacidade de Soldagem da ABS e UFU
ABS e UFU, juntamente com seus membros e redes, trabalharam por muitos anos para melhorar a Capacidade Nacional de Soldagem (NWC) do país.
https://www.scielo.br/j/si/a/tDWHcwCpMB3tFYY4xTXWZWt/?lang=en
Melhorar a capacidade nacional de soldagem de um país pode contribuir significativamente e ter um efeito muito positivo em muitos programas nacionais e internacionais, incluindo os ODS. Tais iniciativas incluem, entre outras, educação, treinamento, qualificação e certificação de pessoal de acordo com padrões nacionais e internacionais, auxiliando as empresas a atender a padrões exigentes de clientes, P&D e transferência de tecnologia. ABS e UFU também auxiliam na melhoria da educação e treinamento para aumentar a autossuficiência e a diversidade de pessoal qualificado no Brasil e em outros países da região.
As excelentes redes nacionais, regionais e internacionais de indivíduos e organizações da ABS e da UFU, incluindo o Instituto Internacional de Soldagem (IIW) e seus membros, universidades, faculdades, organizações de pesquisa e empresas envolvidas em soldagem, permitem que eles cooperem e colaborem com eles e aproveitem muitos das atividades, incluindo tecnologias, necessárias para o progresso do NWC e vários ODS.
O que são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS)
A Organização das Nações Unidas (ONU), tem 193 países como membros e com os desafios de melhorar a qualidade de vida nos países, em 2015, líderes mundiais concordaram que a ONU implementasse 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) voltados para países de baixa e média renda . Cada país da ONU deve medir seu progresso anualmente em relação às metas e indicadores estabelecidos em cada ODS para alcançar a Agenda 2030 da ONU.
O Brasil teve muito sucesso em suas conquistas nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODMs) da ONU, responsáveis por grandes avanços na promoção do desenvolvimento humano durante 2000-2015. Em 2017, o Brasil fez parte da revisão nacional voluntária de 2017 do fórum político de alto nível da ONU sobre desenvolvimento sustentável. Ao analisar a relação entre os programas, metas, metas e iniciativas do Plano Plurianual 2016-2019 do Brasil e as 169 metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, foi possível identificar o atual alinhamento entre a Agenda 2030 da ONU e o principal instrumento de planejamento do governo brasileiro .
O Relatório da Revisão Nacional Voluntária (VNR) do Brasil 2017 tem como tema central a erradicação da pobreza e a promoção da prosperidade em um mundo em mudança. O Brasil concentrou-se nos ODS 1,2,3,5,9,14 e 17, principalmente porque os níveis de pobreza, desigualdade e desemprego são altos (o desemprego nacional está atualmente acima de 11%), especialmente entre os jovens, mulheres e negros. Juntamente com muitos países, a Pandemia Covid-19 teve um efeito negativo no período 2020-2021. O Brasil está classificado em 61º lugar entre 165 países que reportaram conforme mostrado no link Índice Global SDG abaixo. Revisão Nacional Voluntária dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável Brasil 2017 https://sustainabledevelopment.un.org>memberstates>brazil
O caminho a seguir
Espera-se que este relatório estimule ideias entre a comunidade brasileira de soldagem para feedback a Daniel Almeida, Diretor Executivo ABS, d.almeida@abs-soldagem.org.br e Prof Luiz Paes, UFU, luiz.paes@ufu.br .
O link https://asr.ro/documents/C.Smallbone2021.pdf?_t=1639211760 contém muitos exemplos e referências a várias iniciativas em áreas relacionadas à soldagem, que foram ou poderiam ser introduzidas para todos os 17 ODS da ONU.
XLVI CONSOLDA / II CBMAdi Congresso Brasileiro de Manufatura Aditiva
UFU – Universidade Federal de Uberlândia
Dias 26, 27 e 28 de agosto/24